Ser mãe ou pai é muito bom, mas não é tão fácil quanto parece, não é? É maravilhoso ter as crianças por perto, mas em alguns momentos pode ser complicado saber como agir.
Crianças pequenas choram, fazem birra, enquanto os filhos mais velhos apresentam dificuldades na escola, são tímidos ou agitados e não respeitam os pais. Será que devo castigar? Como faço para que entendam os limites? Como ajudar quando tem medo? O que fazer se na escola as coisas estão complicadas? Estas são dúvidas comuns a muitos pais, e isso é normal! A diferença é que pais e filhos não precisam enfrentar tudo isso sozinhos e é aí que a psicologia pode ajudar!
As crianças, os adolescentes e os próprios pais podem aprender novas formas de conversar e a conviver melhor entre si a partir do entendimento aprofundado de suas dificuldades e como lidar com elas. E a psicologia fenomenológico-existencial trabalha justamente no intuito de compreender o espaço onde pais e filhos convivem e encontrar nas situações diárias formas de sanar as dificuldades. Uma liberdade com regras é o que a família pode aprender na terapia existencial.
A terapia infantil depende muito do empenho dos pais de estarem próximos para que ocorram resultados positivos. Muitas vezes as sessões de terapia serão realizadas com os pais, pois são eles as bases para compreender o mundo da criança. Mãe e pai que comparecem a terapia quando solicitados são de grande ajuda para o tratamento dos filhos. O trabalho lúdico em forma de “brincadeira” com jogos, fantoches, pinturas, trabalhos manuais, entre outros, facilita uma aproximação com o terapeuta e é a partir destas técnicas que vamos compreender o mundo das crianças e assim poder ajudar tanto os filhos como os pais.
Como psicóloga infantil e escolar, eu convivo diariamente com as problemáticas mais apontadas pelos pais e professores e percebo a importância da terapia infantil e seus resultados positivos na vida das crianças e das famílias com as quais trabalho.
Pais e mães encontram na Psicologia Infantil e Escolar um espaço dedicado para suas famílias. A terapia é uma ótima oportunidade para que os pais encontrem a melhor forma de resolver suas dificuldades, além de ser de grande ajuda para que as crianças se desenvolvam emocionalmente de forma saudável e desde pequenos encontrem seu lugar no mundo de uma forma mais tranquila e assertiva.
Agende uma consulta com a Psicóloga Sara!
Pingback: Quando devo procurar uma psicóloga infantil ou escolar? - Psicóloga Sara Campagnaro